Filtro de Daltonismo

Missão, Visão e Valores

MISSÃO

• Oferecer um ensino profissional de qualidade e referência na região, formando cidadãos críticos, conscientes e participativos capazes de intervir na realidade.

VISÃO

• Ser uma escola de referência no Ensino Médio e Técnico, inovadora, ética e comprometida com a formação do cidadão no mundo do trabalho.

VALORES E PRINCÍPIOS

Os princípios e valores que irão permear todas as ações da escola serão:

– gestão democrática e participativa; – igualdade de condições; – liberdade e autonomia; – cooperação mútua; – convívio ético e social; – comprometimento com a qualidade de ensino;- respeito às diferenças individuais e às diversidades culturais; – interação escola-família; – responsabilidade social; – a competência profissional e  autonomia.

Norteados por estes valores tem-se como princípios educativos: Considerar o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem. – Considerar que o conhecimento é construído, progressivamente, através da atividade própria do aluno (aprender fazendo). – Superar a fragmentação do saber, enfatizando a interdisciplinaridade. – Tomar as vivências, o interesse e a motivação do aluno como ponto de partida para as novas aprendizagens. – Organizar o trabalho escolar em torno de atividades que proporcionem o prazer de conhecer, o gosto pela ciência, o desejo de descobrir e de fazer e que estimulem o aprender a aprender. – Respeitar as diferenças e trabalhar com elas, assim, todos os integrantes da comunidade escolar – docentes, discentes e corpo técnico administrativo – devem ser tratados com igualdade e respeito independente de cultura, raça, cor, religião, orientação sexual e deficiências de quaisquer naturezas. – Estimular o desenvolvimento da autonomia do aluno, da sua participação na construção da vida escolar, através do incentivo ao trabalho em grupo. – O respeito e o cuidado com o meio ambiente devem ser práticas permanentes no cotidiano escolar. – O trabalho educativo deve ser construído mediante o diálogo, principalmente no que tange ao processo ensino-aprendizagem. – O trabalho educativo é entendido como um trabalho de humanização, de formação de cidadãos capazes de atuar e modificar a sociedade na qual estão inseridos. – A tecnologia será valorizada pelo que acrescenta de qualidade à vida humana.